Faz um ano que tive meu primeiro contato com a toy art e criança como sempre fui, me apaixonei pelas formas e cores que remetem ao lado mais tátil da infância enquanto discutem temáticas polemicas e controversas ou evocam sarcasticamente referencias do design pop.
Desde então decidi que precisava me aventurar a criar para esta plataforma e depois de muita sujeira, realizei alguns designs que até então só estavam no papel.
Aproveito o post para lançar a discussão, a assim chamada toy art é arte? Na minha opinião não. Acredito que o nome norte americano designer toy é mais adequado pois a principio são peças de design, produzidas industrialmente (mesmo que em tiragens limitadas) que são customizáveis. É fácil traçar um paralelo com a arte pop de Warhol e não por acaso, é na apropriação do brinquedo e inserção em outro contexto que está toda a graça e brilhantismo destas criações. Duchamp sintetiza: obra de arte é toda obra feita por um artista e um artista é aquele considerado por um crítico ou curador como tal. Apesar de bastante vago e óbvio acredito que se aplique totalmente ao designer toy, que se transforma em arte a medida em que é customizado por um artista.
Esta é minha contribuição para este mundo que me cativou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário